quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Sistema de aquecimento solar desenvolvido para cidades litorâneas


Diversas cidades de todo o país encontraram no aquecimento solar uma solução para contribuir com a preservação ambiental, pois a utilização do equipamento reduz a emissão de gases estufa na atmosfera, e gera economia de aproximadamente 40% na conta de energia elétrica.

Porém, esta iniciativa era inviável em cidades litorâneas, onde o ar úmido e a maresia oxidam os metais e compromete o bom funcionamento do aquecedor solar.

Para solucionar este problema a Alpina Termoplásticos desenvolveu a linha ALO SOLAR, sistemas produzidos totalmente em plástico de engenharia, que dispensam manutenção, mantém a água em temperatura ideal e não deteriora com chuvas, granizo, congelamento ou maresia. Segundo o gerente geral da Alpina Termoplásticos, “uma das preocupações da Alpina ao desenvolver seu sistema de aquecimento solar é que tivesse eficiência térmica e pudesse ser utilizado em qualquer tipo de água, inclusive em regiões litorâneas e em locais onde não há água servida pela administração pública, água não tratada.”

O reservatório térmico oferece excelente isolamento térmico, mantendo a água aquecida por tempo prolongado. A perda é de 1,5°C a 2°C por noite em ambiente de 15°C e temperatura inicial da água de 50°C, com aproveitamento total do volume armazenado, como comprova teste realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O aquecedor recebeu Selo Procel concedido pela Eletrobrás aos produtos que reduzem o consumo de energia elétrica.

As informações foram tiradas de release produzido pela Alpina Termoplásticos.

Nenhum comentário: